Quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho precisa prestar muita atenção na hora de elaborar o seu currículo, pois, como dizem, ele é o cartão de visitas do candidato para uma nova oportunidade de trabalho.
Antigamente, os artifícios para o currículo se destacar dentre os demais variavam desde a cor do papel até sua densidade de informações. acreditava-se que quanto mais detalhado, esmiuçado, melhor. Incluíam desde as instituições onde o candidato cursou o Ensino Fundamental, hobbies prediletos, descritivo de saúde e situação matrimonial, por exemplo.
Esse tipo de currículo está superado. quem o apresente desta forma corre o risco de este sequer chegar até as mãos do recrutador. O mercado de trabalho mudou. compor um currículo bem elaborado e atraente nos dias atuais é sinônimo de ter objetividade. Evidenciar objetivo profissional, experiências e habilidades desenvolvidas com clareza chamará a atenção do recrutador que o ler, e as possibilidades desse candidato ser chamado para uma entrevista são bem maiores.
Recrutadora e candidato em entrevista para colocação no mercado de trabalho.
– Uso de linguagem clara, breve e concisa.
– Deve estar impecavelmente atualizado.
– Cuidado com a formatação: deve ser discreta, utilizando-se, de preferência, um só tipo de fonte, de tamanho bom para leitura do recrutador. se for necessário destacar algo, faça-o com grifo ou negrito.
– Um currículo impresso não deve ultrapassar o máximo de duas páginas A4. É recomendável o uso de pequenos espaços na margem ou no corpo, entre os itens, propositalmente para que o recrutador possa fazer anotações durante a entrevista.
Erros de português: nada pior do que um currículo não revisado. depois de elaborá-lo, peça auxílio para que outra pessoa o corrija, preferencialmente alguém que domine a área da Língua Portuguesa.
Informações falsas: jamais minta no seu currículo. Por exemplo, uma informação como o domínio de língua estrangeira, se o recrutador desejar comprovar no momento da entrevista e o candidato não corresponder ao registrado, perde sua credibilidade no ato.
Qualidades pessoais: mencionar que o candidato é organizado, proativo, comunicativo etc., não precisa constar no papel. o entrevistador vai perceber isso durante a conversa e, se isso lhe interessar, terá oportunidade de ver o candidato em ação em outros momentos do processo seletivo.
O processo de relações interpessoais é fundamental no desenvolvimento profissional.
Brasileiro, solteiro, 19 anos.
Rua das Flores, 460, ap. 52.
Jardim Alvorada – Piracicaba – SP.
Telefone: (012) 3356-1234.
E-mail: js@hotmail.com
Cargo de Auxiliar Administrativo.
2006/2007 – Comércio de Tintas São Tomé Ltda.
Cargo: Auxiliar Administrativo.
Principais atividades: conferência de entrada de mercadorias, controle de notas fiscais, controle de contas a pagar.
2005 – Indústria de Calçados Pise Macio.
Cargo: estagiário.
Principais atividades: conferência de saída de mercadorias.